domingo, 13 de setembro de 2009

Análise do GP da Itália de F1


Uma ótima corrida num dia ensolarado de fim de verão, na Itália.

Monza, mesmo depois de muitos circuitos novos na F1, e depois de muitas mudanças de regulamento, ainda mostra ser um dos circuitos mais competitivos que a categoria já teve. E isto, sem mudanças bruscas no traçado, excetuando o trecho oval da década de 1950.

Largada limpa. Na variante, passou Hamilton em primeiro, mantendo a pole. Raikkonen com um Kers eficiente conseguiu tomar a segunda posição de Adrian Sutil. Barrichello largou muito bem e roubou a quarta posição de Kovalainen numa bela manobra.


Logo na primeira volta, no início do segundo setor, existe um toque de Kubica em Webber, o que saca o australiano aspirante ao título da prova. Toque este, que resulta numa bandeira preta e laranja para o polonês, com a asa dianteira avariada. Coisa que a muito tempo não víamos na F1.

Bandeira mostrada a Robert Kubica

Kovalainen, na parte inicial da prova, foi o bônus de todo mundo. Era chegar e passar, o que deixou o finlandês bem para trás.

As Force India estavam indo muito bem. Sutil manteve até a primeira parada a terceira posição, e Liuzzi vinha numa crescente na corrida, mesmo que pressionado por Alonso, até ter problemas no câmbio e parar.

Barrichello apostou numa estratégia útil para circuitos rápidos - A de uma parada só. E deu certo. Tanto Rubens quanto Button investiram nesta estratégia e levaram seus carros bem até o fim.

Com todas as paradas da prova, e Hamilton arriscando fazer duas paradas, só de Brawn até o fim. Barrichello levou tranquilamente seu carro para cruzar a linha de chegada em primeiro. Seu companheiro, Jenson Button, depois de algum tempo fez uma corrida convincente, e cruzou em segundo, ainda líder da competição. Hamilton seria o terceiro, mas fez questão de bater nas últimas curvas e ceder o complemento do pódio para Kimi Raikkonen da Ferrari, o que proporcionou um sorriso, mesmo que amarelo, para os tifosi.



O destaque negativo fica com Romain Grosjean, que tomou um banho de Alonso na prova. O positivo, fica para a estratégia da Brawn, praticamente campeã dos construtores, e a briga interna na pista entre Trulli e Glock, da Toyota.

Outra especulação agitou Monza neste , domingo - Antônio Pizzonia, antes Jungle Boy, agora Slash, pode estar anunciando sua volta a F1 depois de alguns anos, por meio da Equipe Virgin Manor, para 2010.

Confira a classificação final do GP da Itália de F1:

1 R. Barrichello (BRA) Brawn 53 voltas em 1h16m21s706
2 J. Button (ING) Brawn a 2s866
3 K. Raikkonen (FIN) Ferrari a 30s664
4 A. Sutil (ALE) Force India a 31s131
5 F. Alonso (ESP) Renault a 59s182
6 H. Kovalainen (FIN) McLaren a 1m00s693
7 N. Heidfeld (ALE) BMW Sauber a 1m22s412
8 S. Vettel (ALE) RBR a 1m25s427
9 G. Fisichella (ITA) Ferrari a 1m26s856
10 K. Nakajima (JAP) Williams a 2m00s000
11 T. Glock (ALE) Toyota a 2m43s925
12 L. Hamilton (ING) McLaren a 1 volta/acidente
13 S. Buemi (SUI) STR a 1 volta
14 J. Trulli (ITA) Toyota a 1 volta
15 R. Grosjean (FRA) Renault a 1 volta
16 N. Rosberg (ALE) Williams a 2 voltas
17 V. Liuzzi (ITA) Force India a 31 voltas/câmbio
18 J. Alguersuari (ESP) STR a 34 voltas/mecânico
19 R. Kubica (POL) BMW Sauber a 38 voltas/abandono
20 M. Webber (AUS) RBR a 53 voltas/acidente

Button vê Barrichello cada vez mais de perto: Briga limpa.

Confira os oito primeiros do mundial de pilotos:

  • 1 J. Button (ING) 80 pts
  • 2 R. Barrichello (BRA) 66 pts
  • 3 S. Vettel (ALE) 54 pts
  • 4 M. Webber (AUS) 51.5 pts
  • 5 K. Raikkonen (FIN) 40 pts
  • 6 N. Rosberg (ALE) 30.5 pts
  • 7 L. Hamilton (ING) 27 pts
  • 8 J. Trulli (ITA) 22.5 pts
Confira os oito primeiros do mundial de construtores:

  • 1 Brawn 146 pts
  • 2 RBR 105.5 pts
  • 3 Ferrari 62 pts
  • 4 McLaren 47 pts
  • 5 Toyota 38.5 pts
  • 6 Williams 30.5 pts
  • 7 Renault 20 pts
  • 8 BMW Sauber 20 pts
A próxima corrida será em Cingapura, no dia 27 de setembro, 9 da manhã, pelo horário de Brasília.