domingo, 13 de setembro de 2009

Bandeiras velozes

No GP da Itália de F1 de hoje, tivemos a bandeira preta com um circulo laranja dada ao polonês Robert Kubica, e ela a algum tempo não aparecia.

Hoje em dia, com a tecnologia integrada dentro do esporte, principalmente dentro dos desportos motorizados, talvez não precisassemos de tantas bandeiras para a sinalização. Talvez a amarela e a quadriculada serão utéis para todo o sempre, mas e o restante? Você sabe ao certo para que são utilizadas?

Pois bem, ai vamos as bandeiras que estão envolvidas dentro de uma corrida:

Não existe bandeira que mais represente o automobilismo. A bandeira quadriculada em preto e branco representa o fim da corrida para o piloto vencedor, que claramente, é o primeiro que a visualiza quando se aproxima da linha de chegada.

A bandeira vermelha no automobilismo indica que a corrida vai ser interrompida por um determinado período, devido a algum acidente difícil de ser lidado, seja pela localização complicada, ou mesmo pela gravidade da situação. Pose ser também aplicada a situações adversas do tempo, como por exemplo uma chuva muito forte.

A bandeira preta e branca diagonal, é dada a um piloto que vem cometendo atitudes anti desportivas na pista, como fechadas perigosas, toques propositais, ou qualquer outra atitude indevida. É como se fosse um cartão amarelo das pistas, pois funciona como uma advertência. Caso as atitudes se mantenham, o piloto recebe a bandeira preta.

A bandeira preta com um círculo laranja é dada a um piloto que está com seu equipamento avariado. Pode ser a um piloto que esteja deixando óleo na pista, ou que tenha alguma peça pendurada no carro, por exemplo. O piloto que recebe esta bandeira deverá recolher seu carros aos boxes o mais rápido possível para o concerto do defeito. Caso não seja possível, ele deverá abandonar a corrida, e se o piloto insistir em permanecer na pista por muito tempo depois da bandeira, toma a bandeira preta.

A bandeira listrada em vermelho e amarelo sinaliza pista lisa por oléo deixado por algum carro no traçado. Geralmente quando um carro tem uma quebra de motor, deixa óleo pela pista, e durante um período da prova a bandeira é mostrada no local da poça escorregadia.


A bandeira preta é dada a um piloto que teve uma atitude anti-desportiva muito grande em uma prova. Atitudes como cortar a pista para ganhar posições, jogar o carro sobre o adversário, ou provocar complicações maiores por conta de pilotagem agressiva ao extremo, pode acarretar numa bandeira preta.

A bandeira branca é mostrada ao líder da prova quando este entra na última volta da prova.

A bandeira azul é mostrada a um retardatário, para que este ceda passagem para um piloto que esteja uma volta a frente dele.

Na bandeira amarela, não se pode ultrapassar nem andar muito rapidamente. Ela é mostrada quando um acidente está posicionado num local perigoso aos outros pilotos da prova. Pode ser dada em toda a pista, ou apenas em um setor.


A bandeira verde é dada quando não se há mais nenhum perigo na pista. Ela sinaliza aos pilotos para que voltem a corrida normalmente.

No geral, essas são as bandeiras mais importantes numa corrida de automotores. Existe também, uma bandeira quadriculada em verde e amarelo que é dada também na chegada, mas isso só é possível quando a prova é dividida em duas baterias. Ela não é oficiallizada pela FIA esó é mostrada em algumas categorias.

OBS.: As bandeiras sumiram porque fizeram questão de tirarem elas do servidor. Desculpe pelo erro.