sábado, 10 de outubro de 2009

A Donington Park de 2010

Até segunda ordem, o circuito de Donington será a sede do GP da Inglaterra de F1 em 2010.

Essa segunda ordem ocorre porque em recentes declarações, Bernie Ecclestone, o velho chefe da F1, disse que não acredita que o circuito esteja pronto estruturalmente até a corrida, e correm boatos de que a troca entre a F1 e a MotoGP não exista. Troca esta dos circuitos, indo a MotoGP correr em Silverstone, e a F1 em Donington.

Mas todos sabem que a MotoGP, mesmo sendo muito forte, não tem o peso da F1. Isso acarreta na troca de circuitos não acontecer garantidamente. Ou seja, ficariam as provas de MotoGP em Donington, e as de F1 em Silverstone, assim como está até este ano de 2009.

Mas como eu disse, até segunda ordem, a prova de F1 será em Donington em 2010.

Donington Park sediou por apenas uma vez a F1, no ano de 1993, com o nome de Grande Prêmio da Europa. E foi uma corrida (Ou primeira volta) boa, por várias circunstâncias.

Os brasileiros Ayrton Senna e Rubens Barrichello, especialistas na pista molhada, largaram extremamente bem. Ayrton que largava em 4° de McLaren, perdeu uma posição para Schumacher de Benetton na saída, mas se recuperou logo na primeira curva, e foi passando um a um até chegar no Hairpin Melbourne lado a lado com Alain Prost de Williams até deixá-lo para trás, assumindo a liderança. Barrichello não deixou nada a dever, e saltou de 12° para 4° na primeira volta com seu Jordan-Hart. Na mesma primeira volta, um acidente entre o bem posicionado Karl Wendlinger, e Michael Andretti, perto da Coddice. Este acidente originou uma das frases célebres de Galvão Bueno: "Quando é que o Andretti vai estreiar!?!?!", gritava o sempre 'bonachão' com pilotos estrangeiros.

Fim de primeira volta e fim de corrida. Fora a ótima primeira volta, algumas brigas isoladas por posições intermediárias, Senna fazendo melhor volta passando pelos boxes (Não existia limite de velocidade, e a entrada favorecia) e menção honrosa a Johnny Herbert, que arrastou sua decadente Lotus a prova inteira em boas posições.

No pódio, mais uma vez o Hino Nacional, e um belo troféu do Sonic.

Mas logo depois escancararam a verdade do Donington Park. Pista travada demais, instalações antiquadas, boxes pequenos e sala de imprensa menor que a do estádio da Rua Javari. Reclamações não faltaram, e tudo isso numa época onde a F1 não era tão glamurosa quanto é hoje, e nem tão burocrática nas brigas na pista. Inviável repetir um GP lá.

Pois bem. Depois de quase 17 anos as instalações do GP ainda não são ideais para o padrão da F1. Bernie criticou e se não agilizarem a obra, Silverstone estará no calendário de 2010.

Para a reestruturação do circuito ficar aos trinques para a F1 e para o Uncle Bernie, Tilke, o engenheiro das novas pistas da F1, botou a mão na massa e desenhou uma Donington modificada.

No primeiro traçado de Donington, hoje utilizado em provas nacionais (Donington National), era o circuito do GP da Europa de 1993, sem a parte externa do Hairpin Melbourne:


Depois de anos, esticaram o circuito, fazendo com que suas voltas ficassem mais longas, para corridas internacionais, tanto de protótipos, turismo, e monolugares. Estava criado o Donington International:

Repare como no circuito internacional, foi feita a parte sul do circuito.

Mais alguns anos, e surgiu a possibilidade da introdução do circuito novamente na F1. Com isso, mais reformas estão sendo feitas, e o prazo vem chegando ao fim. Se tudo correr bem, o circuito de Hermann Tilke ficará no GP da Inglaterra de 2010 mais ou menos assim:


No novo traçado, Donington ganhará mudanças na Coppice, que ficará mais lenta. Para compensar, a Esses será extinta, e o ponto de freada será apenas um pouco antes do Hairpin Melbourne, o que proporcionará mais velocidade aos carros, e uma reta longa. Antes da reta dos boxes, no melhor estilo Tilke, uma curva progressiva, que lembra as primeiras curvas do circuito de Shanghai. Além disso, o circuito ganhará um novo boxe antes da entrada da Coppice, o que cria a especulação de onde será a largada da F1 - Do ponto mais comum, antes da Redgate, ou de um novo ponto, entre a Coppice e a Melbourne.

Muitas mudanças, e nada disso garante disputas mais acirradas na F1 para 2010. Todos nós que acompanhamos a F1 sabemos que ela depende de carros que capacitem ultrapassagens com mais facilidade, e não pistas menos travadas. Donington, que originalmente é travada, perde um pouco de sua identidade para receber a F1, correndo o risco de sofrer mudanças à toa. Além de torcermos por boas corridas em 2010, com o novo pacote de regulamentos impostos, teremos ainda que esperar para saber se Donington será realmente uma sede que faça valer a pena o esforço de acordar cedo em pleno Domingo.