domingo, 29 de novembro de 2009

Brasileirão: Quem ficará com o título?

(http://twitter.com/thedustofdan <<< follow!)

"É campeão!" Foi o que pelo ao menos três torcidas já gritaram nesse campeonato Brasileiro de 2009. Simplesmente Palmeiras, São Paulo e Flamengo entram na última rodada do campeonato como entraram na penúltima, com chances de título visíveis a todos. De quebra, ganham a companhia do Internacional que cresceu com as últimas exibições e assumiu a vice-liderença.

Mas é bom considerar alguns pontos. Por exemplo, o baixo número de pontos de todas as equipes que disputam o título. A pontuação máxima possível a ser alcançada é do agora líder Flamengo, que pode chegar a apenas 67 pontos. Se levarmos em conta que a diferença técnica dos times que brigam pelo título (Flamengo, Inter, Palmeiras e São Paulo) é muito maior que a dos times que caíram ou estão pra cair (Sport, Náutico, Santo André, Botafogo e Coritiba), o campeonato foi fraco técnicamente. Muitos times fracos roubando pontos dos mais fortes, e não foram poucas vezes. Tudo isso, claro, na minha opinião de não conseguir comparar Nunes e Camilo a Petkovic e Adriano. Mas quem ganhou com isso foi o campeonato com 4 times com chances de levar a taça na última rodada.

O Flamengo tem a missão teoricamente mais fácil. Ganhar em casa ou simplesmente empatar pode dar o título ao rubro negro se for feliz com o restante dos resultados, que enfrenta o time bônus se tratando de jogos fora de casa do campeonato, o Grêmio.

Flamengo de Adriano: Escapará do oba-oba comum na gávea ou quebrará o jejum?

O Inter assume a vice liderança precisando vencer e torcer contra o Flamengo, ou seja, a missão difícil de torcer pro Grêmio. Enfrenta na última partida o Santo André.

De fora da Libertadores a vice líder: O Inter de Alecsandro volta a briga.

O Palmeiras, dito como o time campeão por torcedores apressadinhos viveu uma fase ruim sem seus principais jogadores de fora. E com o time completo pega o desesperado Botafogo no Engenhão precisando vencer e torcer contra adversários.

Cleiton Xavier volta ao time e dá qualidade ao meio campo alviverde.

O São Paulo depois da derrota para o Goiás no Serra Dourada troca de estima com o Palmeiras, e agora é o time que se diz sem chances de título, como o próprio Marco Aurélio Cunha declarou. Vencendo sua contenda e torcendo por resultados negativos dos outros times, pode ser o tetra campeão brasileiro.

Em boa fase, Washington é a esperança do São Paulo.

Enfim, um campeonato que teve em seu todo um equilíbrio muito grande chega pela primeira vez na história com quatro times com chances de título faltando apenas um jogo de cada equipe. O fato é que seja qual for o campeão, será por merecimento. Aliás, quando um título não é merecido?