quinta-feira, 19 de novembro de 2009

GTA SA: Quase um filme

(http://twitter.com/thedustofdan <<< onblur="try {parent.deselectBloggerImageGracefully();} catch(e) {}" href="http://bernardomoraes.files.wordpress.com/2009/05/gta-san-andreas.jpg">Depois de tantos jogos eletrônicos serem adaptados as telas de cinema sem mesmo terem um enredo muito completo, as propostas crescem em volta de uma criação de longa metragem ao jogo "Grand Theft Auto San Andreas", por ter uma história que entrete o jogador, além de uma produção com investimentos bem feitos, como as vozes de atores consagrados como Samuel L. Jackson que empresta a voz a Frank Tempenny, um policial corrupto, e do marcante vocalista do Guns n' Roses emprestando a voz ao locutor da estação de rádio K-DST, voltada ao rock clássico.

É 1992. O jogo conta a história de Carl Johnson, mais conhecido como CJ. Um jovem negro nascido nas ruas do gueto de Los Angeles (No jogo Los Santos), nas ruas perigosas de Compton (No jogo, Ganton). Elê se vê numa sinuca de bico quando é obrigado a voltar a Los Santos logo após de membros da Ballas, a gangue rival de seus irmãos e amigos, a Grove Street Families, assassinarem sua mãe. O assassinato na verdade foi um engano, já que a emboscada era para seu irmão mais velho, Sean Johnson, mais conhecido como Sweet.

Carl não morava mais em Los Santos. A alguns anos ele tinha ficado decepcionado com a decadência de seu bairro, sendo completamente entregue as drogas, e portanto tinha decidido se mudar a Liberty City (Paródia para New York). Em LC ele trabalhava para os mafiosos da família Leone, com roubo de carros.

Logo que sua mãe é assassinada, Sweet o liga e pede sua volta a Grove Street para recuperar a hegemonia da família, que está defasada. Para isso, contarão com o apoio de Melvin Harris, o Big Smoke, Lance Wilson, o Ryder, e César Vialpando, para levantarem novamente a gangue. Mas CJ se vê novamente numa emboscada quando Frank Tempenny logo em sua chegada em Los Santos o rouba todo o seu dinheiro, o faz obedecê-lo e ainda o deixa no meio do território inimigo.

Com todo o trabalho feito pelos membros da GSF, Carl vai reerguendo sua gangue até ser pego mais uma vez numa farsa. Ryder e Big Smoke são traidores que trabalham para Tempenny, e ajudam capturar Sweet e levá-lo para prisão. No meio da confusão, CJ é também capturado pelo policial currupto e é levado para a pequena cidade de Angel Pine, uma lugar distante de metrópoles. Lá, CJ é obrigado a trabalhar para Tempenny, conhece The Truth, um hippie maluco, e é levado a San Fierro (Semelhante a San Francisco) para tentar resolver todos seus problemas. Lá ele continua trabalhando com a ajuda de Vialpando e consegue contatos que podem liberar o seu irmão da cadeia, antes disso ele tira a vida do traidor Ryder e de um de seus comparsas, T-Bone. O contato em questão se trata de Mike Toreno, um agente da CIA que pode ajudá-lo, mas que se ver algo errado, pode acabar com CJ. Com isso Carl é levado ao deserto, e logo após a cidade do pecado, Las Venturas (Semelhante s Las Vegas) para fazer seus trabalhos sujos, como invasões, assaltos a cassinos e muitos outros atos criminosos. Fazendo tudo isso ele consegue obter sua volta a Los Santos e a soltura de seu irmão.

Logo a volta a Los Santos não é aquilo que Carl esperava. Ele se vê no meio de manifestaçõs públicas intensas, como saques e incêndios a todo lugar (Semelhante aos ataques de Los Angeles de 1992). Tudo isso pode atrapalhar a missão de Carl na tentativa de se vingar de Big Smoke, que comanda o tráfico de LS, mas ele está preocupado com o que é dele. Juntamente com seu irmão, ele consegue derrotar Big Smoke e derrubar sua fortaleza, além de reestabelecer a paz no seu bairro.

A história é muito mais complexa do que somente isso, mas se todos esses fatos se transformassem num filme, com certeza o retorno seria muito grande.