quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Indy correrá nas ruas de São Paulo. Ou não...


A Formula Indy já faz algum tempo tenta uma corrida no Brasil, e o Brasil tenta uma corrida de Indy em seu território. Parece que dessa vez, finalmente a vontade mútua foi realizada e uma corrida da Formula Indy ocorrerá em terras nacionais.

A princípio, a prova seria em 2010 no Rio de Janeiro. Um circuito de rua, bem distante daquele GP oval de Jacarepaguá. E parece que tudo daria certo. Eduardo Paes já tinha declarado que a prova seria nas ruas do aterro, e que tudo estava praticamente certo.

Então, e um único dia, três notícias esquentaram os bastidores da categoria:

1° notícia: A Formula Indy não correrá mais no Rio. O prefeito Eduardo Paes faz um desacordo e a Indy fica a ver navios.

Logo após disso, a segunda, mas não menos surpreendente notícia, chega aos ouvidos do povo.

2° notícia: A Formula Indy assina contrato com a cidade de São Paulo graças ao interesse do prefeito Gilberto Kassab, e terá uma corrida de rua na cidade.

Tudo isso caiu como uma luva na vontade de ver uma corrida nas ruas de São Paulo dos paulistanos. Neste momento cidades como Rio de Janeiro e Ribeirão Preto, cotadas para sediar uma corrida, já estavam descartadas. Mas pessoas mais entendidas acharam impecilhos nisso tudo, e soltaram na imprensa possíveis problemas. É a terceira notícia.

3° notícia: Cidade de São Paulo não sabe se poderá sediar a prova de Formula Indy, já que Bernie Ecclestone tem direitos sobre competições internacionais automobilísticas na cidade, e libera a prova somente se quiser.

Mas ai fica(m) a(s) pergunta(s). Bernie Ecclestone teria direito sobre a cidade de São Paulo e impedir uma corrida na cidade, seja a data ou a localidade que fosse? Pelo que todos sabem, Interlagos tem contrato com a FOM de Bernie até 2014, e possivelmente não sediará provas de outras categorias internacionais nesse período por força de contrato. Mas isso é Interlagos, e isso ele tem direito de fazer. Mas que direito teria Bernie de decidir ou não que corridas teriam sede na cidade de São Paulo que não fosse no Autódromo de Interlagos? Fica bem claro que a corrida será num misto de rua. Ele é o prefeito da cidade por acaso? Se ele conseguir isso, que força tem nossos governantes, que não conseguem impedir ordens de meros dirigentes esportivos?

Bernie: mocinho ou bandido da história?

Além de tudo isso, não caberia a ele ser camarada o suficiente para liberar a prova da Indy na cidade de São Paulo, já que a F1 dele correu em Indianápolis (Circuito que tem como dono o presidente da Indy, Tony George) por um tempo sem qualquer rixa com ninguém? Infelizmente todo nós sabemos que caráter não é o forte do manda chuva da F1.

Parece que a novela será longa. Resta agora torcer para uma decisão positiva e esperar que os próximos capítulos sejam bons.