terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Cristiano da Matta pode estar voltando a uma competição oficial de automobilismo

Afastado das pistas desde 2007, o piloto mineiro Cristiano da Matta, com passagem pela F1 e com um título conquistado em 2002 na extinta CART, pode estar de volta as pistas.

Da Matta sofreu um grave acidente em 2006 quando testava um carro da Champ Car em Elkhart Lake. Atropelou um cervo que acertou sua cabeça. Ficou em coma induzido por semanas, e quando se recuperou tentou voltar as competições. Correu com carros Cam-Am na América do Norte no circuito de Laguna Seca, nas sentiu tonturas durante a prova, abandonou e decidiu terminar sua carreira de piloto naquele instante.


Mas algo surpreendeu a muitos ontem (14). Da Matta testou um caminhão da Fórmula Truck de marca Iveco no circuito Nelson Piquet em Brasília, e gostou do que viu. "Foi muito bom para quem tinha um ponto de interrogação em relação a um caminhão de competição. Todos os carros de corrida têm suas características próprias, mas depois de algumas voltas você sente que o F-Truck é muito parecido com qualquer outro carro de competição como F-Ford, F-3, Indy e F-1" declarou Cristiano da Matta.

Como toda categoria, o piloto é exigido em adaptação. Com os caminhões não foi diferente.
"Nas primeiras voltas ele escorregava e eu corrigia como um fórmula, para deixar ele perpendicular e pregar no chão. Depois vi que o F-Truck você deixa ele escorregar e faz a curva normalmente" Contou o piloto que ainda fica 2 segundos mais lento que a média dos pilotos oficiais da Truck.

Com estes testes, Da Matta afirma que diferente de 2007, agora ele se sente apto a poder pilotar novamente, mas diz também que não pretende voltar a correr no exterior. Ele afirma que não gostaria mais de correr em tempo integral como nos tempos da Indy ou da F1, até porque auto se julga sem chances para isso.

Seu possível companheiro na Iveco em 2010, Beto Monteiro, gosta da idéia.
"Com esse histórico e a bagagem que ele tem no automobilismo e a experiência que eu tenho com o F-Truck vamos desenvolver rapidinho o novo Iveco 2010" afirmou um animado Beto. "Tomara que eles acertem a contratação o mais rápido possível", completa Monteiro.