quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Considerações sobre a demissão de Muricy Ramalho

Depois de um reunião hoje (18) na casa do presidente Luiz Gonzaga Belluzzo, o Palmeiras decidiu dar como terminado o trabalho do renomado técnico Muricy Ramalho a frente da equipe principal. Depois de 34 jogos e apenas 49% de aproveitamento dos pontos disputados, e de seis meses a frente do alviverde imponente, o técnico terá de procurar emprego em outro clube.

Mas, será justa a decisão da diretoria em dispensar um técnico do calibre de Muricy? É bom conferir alguns pontos:

-Um pouco fora do assunto Palmeiras, mas citando um exemplo importante para o segmento do assunto: Renomados jornalistas brasileiros cada vez mais dão ênfase a manutenção de técnicos nos clubes. Tomam como exemplo Sir Alex Ferguson a frente do Manchester United, Àrsene Wenger a frente do Arsenal, e entre outros exemplos, managers que ficam mais de três anos a frente de seus times. Muitos criticam a postura dos dirigentes ao simplesmente demitir seus técnicos, quando não se há elenco. Mas muitos também esquecem que aqui não é Europa. Além de culturas e pensamentos bem diferentes, a grande maioria dos times tupiniquins não possuem fundos a ponto de a cada ano trazer pelo ao menos 5 reforços bons, dentre eles pelo ao menos um extremamente valorizado, assim como alguns clubes europeus. Qual a solução emergencial mais coesa quando o time vai mal das pernas? Dispensar o técnico. Com outro estilo de jogo, quem sabe o time engrena.

-Agora sim, falando de Palmeiras. Muricy Ramalho é um técnico extremamente rodado e sabe o que faz. Não à toa um técnico leva 3 brasileiros seguidos. Mas para isso, ele precisaria de elenco. O Palmeiras tem um time bom, mas seu banco de reservas não inspira confiança. Quando se olha pro banco no meio do jogo e sê vê a disposição atacantes que não fazem gols, meias que não armam, zagueiros fracos, e seus melhores atletas são jovens demais para um jogo com mais pressão, a situação complica. O técnico não tem obrigação de fazer um time ruim ganhar campeonato.

-Vovó já dizia que às vezes precisamos dar um passo para trás para dar dois para frente. Com o termino do comando de Muricy no Palmeiras, isso se aplica bem. O Palmeiras tinha um ótimo técnico que sabe trabalhar com um elenco grande. Sem um elenco grande, é preciso um técnico que costume tirar leite de pedra por onde passa. Muricy nunca foi assim. Com um técnico mais barato, que saiba trabalhar com um elenco reduzido, talvez o time engrene. Resumindo, o Palmeiras tem que se adequar a fase que foi criada, com comissão técnica e jogadores modesdos, porém esforçados.

E você, concorda com a demissão de Muricy Ramalho? Simplesmente sabemos que ele estava desgastado no cargo, além de não demonstrar poder de reação a nenhum momento. Como vovó dizia mais uma vez, há males que vêm para o bem...