sábado, 20 de fevereiro de 2010

A origem de um célebre frase

'Desligue a TV e vá ler um livro' é uma frase bem conhecida hoje no Brasil.

Divulgada pela MTV Brasil a alguns anos atrás, ia de frente com toda e qualquer estratégia comercial de buscar audiência a emissora. Todas as tardes, a MTV colocava a frase escrita dentro de um quadro parecido com um balão de quadrinhos dentro de uma tela preta, tudo isso acompanhado de um som irritante que fazia, basicamente, dispersar seus telespectadores para outros canais, ou simplesmente, fazê-los desligar a TV e ir ler um livro.


Mas pouca gente sabe quem disse essa frase pela primeira vez. Trata-se do guitarrista da banda grunge Soundgarden, hoje extinta, Kim Thayil.

Na ocasião, a banda que era entrevistada pela MTV Gringa dentro de uma biblioteca contava histórias de que gostavam. Foi quando num lapso comum de impaciência de Kim, ele levanta da cadeira. O cinegrafista vai atrás. Kim pega um livro qualquer numa prateleira e declara a hoje célebre frase, balançando o livro para a câmera dizendo 'Desligue a TV e vá ler um livro!', meio em tom de brincadeira.

Nem Thayil e nem ninguém poderiam imaginar que anos depois essa frase seria utilizada justamente por um canal de TV. Muito menos que hoje ela seria dita e decorada muitas pessoas, sejam leitores verdadeiros de livros, ou apenas pseudo-intelectuais.