domingo, 17 de janeiro de 2010

Times do interior se reforçam bem para o Paulistão

fJá faz uns anos que os times do interior paulista trazem para a disputa do Paulistão jogadores rodados e com qualidade para seus elencos, alguns pensando em permanecer apenas na A1, e outros (Principalmentes os chamados clubes-empresa) fazendo vitrine a bons jogadores para revendê-los a times maiores que disputam as séries A e B do brasileiro.

Cada um tem seu objetivo, mas algo é unânime: Nunca os times do interior contrataram tão bem, a ponto de poderem sonhar com vôos mais altos no torneio, e beliscar quem sabe a vaga de um dos grandes no G4 final.

Dos 20 times que disputam o Campeonato Paulista, 11(12)* são do interior paulista. 5 são da capital, 3(2)* da grande SP, e 1 do litoral paulista. Mas o caso aqui é destacar os negócios ótimos e os jogares que prometem ser destaques de alguns times do interior. Eis os casos:

Botafogo: Apesar de Vieri e Coco darem para trás, o Botafogo de Ribeirão Preto contratou bem para o Paulistão. Pro gol, trouxe o goleiro que atuou durante muito tempo no futebol pernambucano, Cléber. Bom goleiro que defendeu as cores do Santa Cruz e posteriormente do Sport. Desembarca também em Ribeirão o zagueiro com passagem pelo Cruzeiro Leandro Amaro, os laterais esquerdos Vando ex-São Caetano e Andrezinho ex-São Paulo, volantes rodados como Ademir Sopa, Augusto Recife, Rodrigo Pontes e Radamés, o meia Xuxa ex-Juventude, e os atacantes Malaquias ex-Bragantino, e os atletas da saga Palmeirense na série B, Ricardinho e André Neles, que naturalizado Guinel Equatoriano, jogou na seleção do país. Pode beliscar uma vaga no quadrangular do interior.

Bragantino: O time não contratou muito, mas manteve boa parte da base da série B. Seus destaques são os goleiros Gilvan e André Zubá, ambos da escola de goleiros do Palmeiras, os zagueiros Da Silva e Marcelo Godri ex-Corinthians, o volante Francis ex-Palmeiras, os meias Danilo Bueno, o rodado Lúcio ex-Lusa e Fortaleza, e o jovem Léo Jaime, e o atacante argentino Frontini. Briga para entrar entre os 4 do interior.

Ituano: Começando pelo gol, Marcelo ex-Corinthians defende a meta. Na zaga, o ex-lateral Ânderson Lima comanda a defesa. No meio campo o Penta campeão Juninho Paulista e o rodado Fábio Fidélis. Já no ataque, a briga por duas vagas será grande. 4 atacantes praticamente do mesmo nível disputam as posições. Alex Afonso, Edmílson e Luís, ambos ex-Palmeiras, e o jovem Élton Calé, conhecido por beijar na boca seu irmão num jogo da Copa SP de futebol Júnior numa comemoração de gol, disputarão as vagas. Com esforço, poderá figurar entre os quatro do interior.


Mirassol: O time que talvez melhor contrata para o paulista em dois anos seguidos. Três bons goleiros, Renê ex-Barueri, Gisiel ex-Guarani, e Rafael Defendi. Bons zagueiros como Dininho ex-Palmeiras e Flamengo e Gustavo emprestado pelo Internacional. Bons laterais como Anderson Paim, Bosco e Alex Silva. No meio campo, Erick ex-Lusa, Escobar ex-Santo André e Gérson ex, São Caetano e Atlético MG. E pro ataque, Ferreira ex-Náutico, e Evando e Lins, ambos ex-Ponte Preta. Se surpreender mais que o esperado, belisca vaga no G4.

Mogi Mirim: O time do presidente Rivaldo foi um dos mais modestos em questões de contratações. De caras conhecidas, só trouxe o atacante que atuou por uma temporada no Palmeiras e outra no Bragantino, Jorge Preá, e o faz tudo Luís Mário, rodado meia-atacante, que integrava o grupo do Corinthians campeão mundial em 2000, além de levar a Ponte Preta nas costas em sua passagem por lá, entre outros contratos com o Paysandú e o Botafogo. Mais alguns jogadores com passagens pelo time onde Rivaldo atua (O Uzbeque Bunyodkor) já acertaram com o clube. Briga pra não cair.

Atlético Monte Azul: O caçula do Paulistão pensou grande e trouxe jogadores rodados para a disputa do torneio. Foram contratados o goleiro Tiago Cardoso ex-Atlético PR, o zagueiro Ávalos ex-Santos, os laterais André Cunha ex-Palmeiras e Jef Silva ex-Avai, os meias Bilica ex-Ponte Preta, Franciscatti ex-Barueri, além de Rafael Fefo e Rafael Ueta, e os atacantes Edmílson, Ray e Borebi. Pode entrar nos quatro do interior.

Oeste: O time que tem como um de seus ídolos recentes o atacante Nei Paraíba, vem com reforçoes modestos para a disputa do Paulistão. O time conta com destaques da campanha do time na copa FPF e com a ajuda de alguns jogadores rodados, como o goleiro Mauro, os zagueiros Negretti e Paulo Miranda, o lateral Fernandes, o meia Adriano Felício e o atacante Rafael Oliveira. Briga pra não cair.

Paulista: O time de Jundiái entra no Paulistão procurando redenção das fracas temporadas recentes com o goleiro-promessa Vágner, com a entrosada dupla de zagueiros Eli Sabiá ex-Santos e Dema, com os volantes Rai ex-Lusa e o agora volante Baiano, ex-lateral com passagens por Palmeiras, Santos e Boca Juniors, com o meia Léo Oliveira e com os atacantes Negreiros, com passagem meteórica pelo Flamengo, e o ex-santista Felipe Azevedo. Fica na A1, mas não deve brigar por nada.

Ponte Preta: O time de Sérgio Guedes contratou bem e manteve bons jogadores, e agora conta com um dos melhores goleiros do Brasileirão de 2009, Eduardo Martini. Além dele, o time conta com os zagueiros Jean com passagem pelo São Paulo e Evaldo com passagem pelo Santos e Marítimo de Portugal. Nas laterais, os repatriados Vicente e Eduardo Arroz, ambos no vice campeonato de 2008, e Edilson. No meio campo o time conta com pelo ao menos três bons volantes de contensão, que são Deda, Danilo Portugal e Galiardo, além de a armação do time ser bem representada por Leandrinho e Fabiano Gadelha. No ataque, o rápido Danilo Neco ajudará a municiar Finazzi ou Otacílio Neto para os gols. Pode surpreender como em 2008.

Rio Branco: Voltando a primeira divisão do estadual, o Rio Branco de Americana vai tentar permanecer na A1. Time que teve entre seus jogadores Souza, Marcos Senna, Flávio Conceição, Marcos Assunção, Marcelinho Paraíba entre outros, entra com apoio de sua cidade na competição. **

Rio Claro: O time da cidade do mesmo nome volta a A1 do Paulista, e vai enfrentar o torneiro somente com jogadores da base, destaques da copa FPF e algumas poucas contratações. O destaque fica por conta do zagueiro Ernando, do meia Kim e dos Atacantes Osny, Mirandinha e Edu Sales. Briga pra não cair.

Sertãozinho: O touro que disputou o paulistão de 2008 e caiu, conseguiu o acesso em 2009 e veio agora pra ficar. Aposta na sua permanência utilizando jogadores comoo goleiro Dida, e os rodados Creedence, Cascata, Jackson, Rafael Mineiro, Léo Mineiro, Danilo Gomes e Adoniram. Com esforço pode beliscar vaga entre os 4 do interior.

O campeonato só teve sua primeira rodada até o momento, mas a certeza é de que os times do interior investem bem para jogarem de igual para igual contra os gigantes da capital.

Notas:

*Devido a mudança de cidade do Grêmio Barueri, o time poderá se chamar Prudentino em breve e se mudar em definitivo para a cidade de Presidente Prudente.

**O site do clube Rio Branco Esporte Clube está em reforma, e o elenco atualizado e oficial acabou não sendo divulgado.