terça-feira, 29 de junho de 2010

Entrevista Dust - Diogo Brandão

(Vai ai agora um projeto completamente novo e inusitado pro blog, entrevistas! E desde já agradeço ao nosso primeiro convidado, o ator e músico Diogo Brandão, por ter sido tão solicito. Ai vai:)


Diogo Brandão (Do cabelo macarrãozinho) é ator e cantor, atualmente em cartaz com a peça 'Dona Flor e seus dois maridos', e segue com o Benflos, sua banda de longa data. Segue o papo:

The Dust: E aí Diogo, tudo bem?

Diogo Brandão:
Tudo tranqüilo meu querido Danilo. (Tenho um primo de Taubaté com o mesmo nome).

TD: Já vem desde pequeno esse dom de conseguir prender a atenção das pessoas?

DB: Cara, eu acho que não. Quando era molecote eu queria ser desenhista. Era tímido com pessoas novas e nem pensava em música e atuação. Minha mãe era dançarina contemporânea e atriz e meu pai ator e músico. Acho que consegui prender a atenção dos meus pais com as estripulias em casa, muito mais do que com as outras pessoas.

TD: Começou a aparecer pro pessoal cantando ou atuando? Qual foi sua primeira aparição pública fazendo algo parecido que seja?

DB: O ator veio antes. Fiz teatro pela primeira vez na Escola Senador Corrêa e o professor era o Márcio trigo, hoje diretor do Casseta e Planeta se não me engano. Eu tinha 11 anos. O primeiro curso de teatro fora da escola foi na Casa da Gávea, na sala “Chiquinho Brandão” (sala que homenageia meu pai no nome). Depois do curso montamos uma peça, essas coisas... Antes de tudo isso, via meus pais atuando. A primeira vez que subi num palco como vocalista de banda, foi num festival de rock num clube no Jardim Botânico chamado “Clube Carioca” devia ter por volta de 17 anos. Muito tempo depois, descobri que foi naquele mesmo lugar que o Chico Buarque estreou. Ter isso em comum com o mestre é algo que me deixa deveras orgulhoso.

TD: Como começou o Rockz e o Benflos?

DB: A Benflos é bem mais antiga. Ela começou como primeira banda da galera. O Daniel que hoje é um renomado baixista de rock (já tocou com o Lobão, Jr Tolstoi e muitos outros) pegou num baixo pela primeira vez pra tocar na Benflos. Eu só conheci o pessoal da banda muito tempo depois quando eu trabalhava num estúdio que não existe mais. O lendário Groove. (Foi lá que nasceu o Planet hemp. Reza a lenda que foi lá também que o Falcão d’O Rappa fez teste pra ser o vocalista). A Benflos ensaiava no Groove, eu trabalhava lá e achava a banda boa. Como não tinha vocalista, eu escrevi uma letra pra uma música deles e mostrei no final do ensaio. Acabei entrando na cara-de-pau. A Rockz era um projeto do Pedro Garcia (ex-Planet Hemp e Cabeça) e do Nobru Pederneiras (ex-cabeça também). O Daniel e o Muzak foram convidados por eles pra entrar e eu já tocava com o Daniel na Benflos. O Pedrinho eu conhecia por intermédio do meu primo que foi roadie do Planet. Aí acabou rolando...

TD: Na TV com o Rockz, se me lembro bem, a primeira aparição foi no Gordo Freak Show da MTV, certo? Mais alguma aparição marcante na TV ou em rádios?

DB: Certo! Depois do Gordo, rolou Banda Antes, Jornal da MTV ao vivo, Jornal da MTV na praia e outras coisas. Um momento marcante pra mim foi o nosso show no Canecão. Sonho de muita gente que trabalha com música, né não?

TD: Ainda mantém trabalhos mesmo que paralelos com alguma das bandas?

DB: A Benflos ta aí. Dia 25 de agosto tem show na Casa da Gávea, na sala Chiquinho Brandão. Momento mais do que especial pra mim! Vai rolar até DVDzin... Essa é a chance de conhecer a banda!

TD: E essa inversão da música pra atuação?

DB: As duas coisas estão interligadas sempre. Estou em cartaz com uma peça onde tenho que tocar violão, caixa-clara, pandeiro, cantar e atuar. Acho que vou fazer as duas coisas (músicar e atuar) pro resto da vida. (To querendo).

TD: Atuar ao lado de atores consagrados ajuda a crescer profissionalmente, ou o negócio é ir por si mesmo?

DB: Claro que ajuda. Além de aprender muito com todos eles, o mercado te vê com outros olhos. Até já escutei ao negociar um cachê: “É, você já trabalhou com o Diogo Vilela... Não vou conseguir te pagar menos que isso...”

TD: Tem projetos futuros de voltar a música, ou o negócio é atuar apenas, por enquanto?

DB: Música sempre! Tem um lance novo aí, mas é segredo ainda. Por hora: show da Benflos dia 25 de agosto na Casa da Gávea!!!

TD: Valeu Diogo... Quer fazer um Jabá básico?


DB: Em cartaz com “Dona Flor e seus dois maridos” com Marcelo Farias, Fernanda Paes Leme e grande elenco (eu no meio) rodando o Brasil. Pra saber da agenda: www.donafloreseusdoismaridos.com.br

Ano que vem tem o novo filme do Arnaldo Jabor nos cinemas: “A suprema felicidade” e eu to lá atuando.

Todo carnaval tem o Bloco do Kazoo. To lá na bagunça.

Quem quiser me achar, tô no Orkut e facebook: Diogo Brandão

Valeu Danilo, grande abráx!!!