quarta-feira, 16 de junho de 2010

Pequenos Gigantes - Serra Morena (1 de 5)

(É claro que uma história tão rica como a do futebol paulista não poderia ter sido escrita somente por times de grande demanda. Vários clubes praticamente anônimos ajudaram a construir a mística do melhor futebol do Brasil. Esta série de artigos é dedicada a equipes que fizeram coisas pequenas, porém históricas, que ajudam até hoje a descrever a história do futebol paulista.)

Associação Atlética Serra Morena
Quem não se lembra do 'Desafio ao Galo'? O torneio amador mais importante da história do futebol paulista, que era disputado nas manhas dominicais, atraía grande atenção aos admiradores do futebol de várzea, descrevendo como poucos o que é a paixão pelo futebol. Disputado no campo do CMTC Clube, era uma das maiores reproduções do estilo de futebol que se disputava na época. Mas o que poucos sabem é que o campo do CMTC Clube na verdade pertencia a outra equipe, a Associação Atlética Serra Morena, ou simplesmente Serra Morena.

Mas o time perdeu os direitos do estádio em 1939, por conta de o mesmo se localizar num terreno público. Após a mudança, o Serra Morena se instalou no bairro do Canindé, muito próximo ao estádio do Canindé, propriedade da Portuguesa de Desportos, se localizando lá até hoje.