quarta-feira, 16 de junho de 2010

São Bento - Tradição Interiorana

Não se pode falar do Esporte Clube São Bento de Sorocaba sem citar a cidade (No começo do século XX, ainda distrito) de Votorantim.

O futebol em Sorocaba foi se desenvolvendo em duas frentes. De um lado, o esporte foi trazido por alunos do Colégio Mackenzie da própria cidade de Sorocaba. Do outro lado, italianos de Votorantim, que fundaram o Savóia. Aliás, as principais referências do futebol sorocabano no ínicio do século XX dizem respeito ao Savóia. Outra equipe de destaque na época era o Sorocano, mas ambos praticavam o esporte no amadorismo.

Já em 1913, Sorocaba sofria com uma epidemia de febre amarela, que quase avassalou a cidade toda. Mas isso não impediu a fundação do Sorocaba Athetic Club, com a intenção de representar a cidade no futebol, já que na região, ela se desenvolvia cada vez mais.

Um ano depois em 14 de outubro 1914, o clube mudava seu nome para a atual denominação, Esporte Clube São Bento. A razão da mudança era que os primeiros jogos do clube eram realizados num campo que ficava atrás do mosteiro de São Bento. Isso explica a confusão que alguns fazem sobre a fundação do clube ser em 1913 ou 1914.

O time então se inscreve na Federação e passa a disputar os campeonatos do interior.

Em 1953, 40 anos depois de sua fundação, o Azulão se inscreve na segunda divisão de profissionais e passa a ser o primeiro representante da cidade na divisão de acesso. Acesso este que chega com o título de 1962.

Inicia-se então o período de glórias do time. Por mais de 25 anos o São Bento figura entre os principais clubes não só do interior, como do estado de São Paulo. Já no seu primeiro ano, o Bentão termina o campeonato num 4° lugar que honrou a cidade toda, desbancando grandes equipes do estado.

De lá pra cá, a equipe passou a ser referência de qualidade dos clubes do interior e ainda um dos maiores reveladores de craques para o futebol brasileiro. Na década de 90, o Falcão acaba caindo para segunda e terceira divisões do campeonato paulista. Nos anos 2000, o time sorocabano ainda conseguiu voltar a primeira divisão da competição, mas caiu novamente, e hoje tenta se reerguer e relembrar a todos sua força.

Por todos esses feitos, o São Bento de Sorocaba até hoje é considerado um dos principais clubes do interior paulista de toda a história do futebol do estado.