domingo, 7 de fevereiro de 2010

O dia em que o Brasil me conheceu 1 - ADESG

Para muitos, "ADESG" é uma sigla velha conhecida que quer dizer 'Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra'. Mas para a pequena cidade de Senador Guiomard, no interior do Acre, ADESG representa o esforço e a força do clube de futebol da cidade. A Associação Desportiva Senador Guiomard, ou simplesmente ADESG.


O ADESG foi fundado em 1982, e demorou a ganhar notoriedade no inexpressivo futebol acreano. Muito atrás de times de mais tradição do estado como o Juventus, o Rio Branco, o Andirá, o Vasco e o Independência (Todos eles da capital Rio Branco e arredores), alcançou a glória máxima levantando por uma única vez a taça de campeão estadual no ano de 2006, sendo o único campeão acreano sediado no interior do estado, o que lhe deu direito a disputar no ano seguinte a Copa do Brasil, campeonato com peso de ouro para clubes pequenos no país.

O dia foi 14 de fevereiro de 2007. O ADESG recebia o gigantesco Fluminense no seu humilde estádio, Nabor Júnior, também conhecido como Naborzão ou Arena da Floresta, com capacidade para apenas 4.000 pessoas. O sonho dos jogadores era levar a decisão da vaga para o Maracanã, nem que lá não ganhassem a contenda. E foi o que aconteceu. Nunca uma derrota havia sido tão comemorada. O ADESG saiu de seu estádio perdendo por 2x1, tendo conseguido evitar a diferença de dois gols e consequentemente levando o segundo jogo ao Maracanã.

No dia 28 de fevereiro de 2007, a volta. Tudo aquilo era demais para jogadores desconhecidos como o zagueiro Agnaldo, o meio campo Diego e o goleiro Marlon. O 6x0 não refletia em momento algum a tristeza de humilde desconhecidos do cenário nacional, país do futebol. Na verdade, aquela seria a derrota mais vitoriosa das pessoas da cidade de Senador Guiomard. Não haviam apenas 11 jogadores do ADESG em campo. Haviam inúmeros simpatizantes do time de Senador Guiomard.

Voltando para casa, os jogadores que atuavam basicamente em troca de ajudas de custo, seriam saudados por amigos e familiares. Quem são eles perto de Cícero, Conca, Thiago Neves? São figuras importantes da cidade de Senador Guiomard.


O ADESG participou de apenas uma edição da Copa do Brasil. Mas honrou sua cidade. aquele agregado de 8x1 para o Fluminense ficou marcado na cabeça de humildes jogadores que realizaram um grande sonho: Jogar futebol no maior de todos, o Maracanã.

Todos eles hoje estão por ai. Três anos se passaram. Alguns ainda jogam futebol. Outros largaram a carreira e hoje trabalham em outras funções mais rentáveis. Mas a história jamais será apagada. Aqueles jogadores realizaram o sonho de vários outros indivíduos brasileiros. Honraram suas vidas quase anônimas. Honraram a alma daquele que decretou o Acre como estado, o Senador José Guiomard dos Santos.