domingo, 14 de março de 2010

Conclusões que não se tiram depois de uma única corrida

Terminou a primeira prova da temporada 2010 da Formula 1. E como de praxe, começou as conclusões precipitadas sobre ela. Algumas considerações devem ser tomadas sobre tudo isso.


-A Ferrari parece vir realmente forte. Alonso é candidato ao título, mas isso não é pela sua vitória no Bahrein, e sim por todos os resultados expressivos que ele conseguiu até hoje na F1, aliado a um grande carro. Massa também é candidato ao título. Chegou em segundo, depois de um tempo sem disputar corridas logo após seu acidente na Hungria. Há quem diga que o Alonso baterá ele facilmente, mas isso está longe de ser fato. Felipe já está bem mais adaptado a equipe e tem qualidade suficiente para buscar o título, como já fez em 2008, quando quase o conquistou. Chegando próximo ao bi-campeão Alonso no Bahrein depois de sua ausência, prova que está em plena forma, considerando os acontecidos com o piloto.

-Hamilton chegando na terceira posição mostra que a McLaren vem forte para este ano. Talvez a equipe tenha uma pequena desvantagem contra Ferrari e talvez RBR, mas com uma boa dupla de pilotos e bons profissionais em seu staff, além de segurança financeira, poderá deixar seu carro bom o suficiente para conquistar vitórias logo na próxima prova. Button apesar da estréia discreta na equipe, fez seu papel. Adaptação não vem de um dia para outro.

-A RBR deixa um ponto de interrogação em sua estréia, não exatamente deixando sem saber se será um bom carro, pois Vettel fez a pole com o carro, que todos sabemos, é rápido. O que se deve esperar para concluir, é se realmente a equipe brigará pelo título. Vettel tem qualidade para buscar o título, mas Webber mostra ser muito apático e burocrático em alguns momentos, apesar de ser um piloto que mantém regularidade. O campeonato de construtores pode se prejudicar mais ainda se problemas se manterem, como a fumada grave no carro de Webber, que incrivelmente não causou seu abandono, além de na parte final da corrida o carro de Vettel perder bruscamente rendimento.

-Já a Mercedes obteve uma estréia segura. Rosberg foi mais rápido que o multicampeão Michael Schumacher, e representou que poderá buscar pódios no ano, ou até vitórias. Por uma estréia, o carro parece ser forte, e com Michael Schumacher na equipe, a evolução da equipe não deverá tardar a ganhar notoriedade.

-A Williams e a Force India mostraram que estão bem próximas uma da outra. A equipe inglesa chegou próximo ao Q3 enquanto a indiana chegou lá e mostrou dar suporte aos seus pilotos. Barrichello estreiou com segurança e diz que pode melhorar o carro com o tempo. Hulkemberg, uma das grandes promessas da temporada se afoitou em alguns momentos, mas poderá melhorar com o tempo tranquilamente. Já Sutil e Liuzzi entraram bem na prova, e pelo ao menos em pistas de alta e com grandes retas provavelmente se sairá bem.

-A Renault parece não ter melhorado tanto do ano passado para esse. Destaque mesmo, foi o russo Petrov. Enquanto esteve na pista, andou a frente de Kubica. Até os pay drivers evoluíram...

-A Sauber não completou a prova, mas De La Rosa mostrou estar em forma, e Kobayashi apesar de discreto, andou bem também. A equipe pode melhorar se tiver apoio.

-A STR continua discreta, mas ganha esse ano em experiência, Buemi e Alguersuari que ano passado se destacavam somente pela inexperiência, hoje já estão mais maduros e se destacando contra pilotos mais jovens, mesmo em carros melhores.

-Lá atrás a Virgin, ou VRT, e a Hispania, ou HRT, tiveram desempenhos fracos. A Virgin chegou um pouco mais longe com Glock, mas Di Grassi não teve sorte. Já a HRT saiu logo no começo com Chandhok e um pouco depois com Bruno Senna. Será uma temporada longa para as equipes, que além de lentas, são muito frágeis, em especial a HRT.

-A Lotus terminou a prova com seus dois carros, mas se limitará a isso por enquanto. Tem uma dupla de pilotos que se não é brilhante, tem experiência para empurrar os carros na pista.

Mas o mais importante dessas definições é na verdade a cautela quanto as conclusões. Nada que eu disse realmente se concretizará durante toda a temporada. Tudo isso que aconteceu durante o GP do Bahrein é apenas um rascunho do que acontecerá durante o ano. Ninguém sabe realmente se o domínio será da Ferrari, se Alonso está mesmo a frente de seus adversários, se a RBR tem realmente problemas em seus carros, e Button fará uma temporada apática, entre outras coisas. Esperar a próxima corrida nesse momento é o mais correto.