quinta-feira, 18 de março de 2010

Um Picasso é muito caro

Em Junho a leiloeira britânica vai vender um dos quadros mais famosos do pintor espanhol. O valor-base já é um recorde: 33 milhões de euros

No final de 2008, o mercado da arte sofreu uma das maiores quebras de que há memória, fruto da crise económica. Mas os tempos de depressão parecem ter os dias contados. Pelo menos a julgar pelo leilão que a Christie's acaba de anunciar: um quadro de Picasso com um valor-base entre os 33 e 44 milhões de euros. O leilão realiza-se a 23 de Junho, mas já está a agitar os investidores. Tudo porque a raridade do pintor espanhol bateu um recorde: é a obra de arte com o preço-base mais alto de sempre, à venda na Europa.

A obra.


O "Retrato de Ángel Fernández de Soto" é uma das três grandes apostas da Christie's para o Verão de 2010. Embora as expectativas se centrem nesta tela do Período Azul, a verdade é que qualquer uma das restantes - um retrato de Marie-Thérese Walter e uma bandeira de Jasper John - se pode tornar na obra de arte mais cara de sempre vendida em leilão. A confirmar-se, a Christie's ultrapassará a sua eterna rival americana, a Sotheby's, que estabeleceu nova marca ao vender, em Fevereiro, uma escultura de Giacometti por 115 milhões de euros. O recorde anterior, com seis anos, pertencia a outro Picasso, vendido em Nova Iorque por 114 milhões, em 2006.

Leilão polémico

Esta não é a primeira vez que o "Retrato de Ángel Fernández de Soto", de 1903, também conhecido por "The Absinthe Drinker", chega a leilão. Há quatro anos a obra esteve para licitação na Christie's, mas acabou por ser retirada depois de um homem ter reclamado a posse do quadro, alegando ter pertencido à sua família e que teria sido roubado pelos nazis. Em comunicado, a Christie's esclarece que "o problema foi resolvido" e que "todos retiraram as reivindicações sobre a pintura", ficando a assim livre para leilão. O quadro foi entregue à leiloeira pelo compositor Andrew Lloyd Webber, presidente de uma fundação que promove a arte e a cultura no Reino Unido, para a qual reverterá a receita do leilão.

Considerando uma das obras mais importantes de sempre oferecidas a leilão, o presidente da Christie's na Europa, na Rússia e no Médio Oriente, Jussi Pylkkanen, anunciou que o quadro tanto poderá acabar num grande museu como numa colecção particular. Picasso é um dos pintores mais "comercializáveis" e cobiçados, graças às várias fases artísticas do seu desenvolvimento. Cada uma, explicou ao "The Times" Giovanna Bertazzoni, especialista da Christie's, "muda o léxico e a gramática da arte para sempre". Ángel Soto foi um amigo com quem Picasso chegou a partilhar o seu estúdio em Barcelona. Conheceram-se em 1899 e, embora também fosse artista, Soto dedicou-se mais à bebida. O presidente da Christie's considerou a obra um retrato da decadência do século XX.