sábado, 27 de março de 2010

Pitacos do Danilo: GP da Austrália

A F1 se despede da Austrália, e a temporada começa aos poucos a se desenhar como será. Volto com uma análise parecida com a do GP do Bahrein, onde defini mais ou menos o que seria a temporada, mesmo sem dar certeza de quase nada. Algumas coisas ainda não estão definidas completamente.

Considerações sobre a prova:

Foi uma corrida bem melhor que a do Bahrein. A pista já é bem melhor, a a chuva ajudoua melhorar isso. Aliás, o GP da Austrália foi circunstancial para alguns pilotos como Felipe Massa e Jenson Button. Ditos pilotos que vão ficar para trás de seus companheiros, mostraram na verdade que não existe chutar cachorro morto na F1.

-A RBR tem um carro para andar na frente, mesmo que somente no papel nesse início de temporada. Vettel liderava uma prova que era praticamente toda dele. Vinha num ritmo constante até problemas nos freios o tirarem da prova. Resumindo, Vettel perdeu duas vitórias por adversidades em seu carro que pecou na confiabilidade durante as provas. Já Webber mais uma vez decepciona correndo em casa. Depois daquele 5° lugar com uma fraca Minardi, nunca mais se destacou muito. Errou em coisas que costuma não errar. A Red Bull terá de resolver problemas em seus carros, e trabalhar a cabeça de seus pilotos para buscar o título em 2010, mesmo com um equipamento já muito competitivo.

-A Ferrari mostra que é aquipe que mais vai dar trabalho nessa primeira parte do campeonato a virtual favorita, Red Bull. Felipe Massa largou de um modo que eu e muitas outras pessoas não esperavam, principalmente por causa da chuva: bem. Mesmo tendo problemas durante todo o fim de semana com aquecimento de pneus, e colecionar perda de posições e problemas no pit durante a prova, chegou num ótimo 3° lugar, devido as circunstâncias da prova. Já Alonso não largou muito bem desde de o apagar das luzes vermelhas, até o toque na primeira curva. Se recuperou durante a prova de uma forma que ótimos pilotos conseguem depois de cair pro fundo do grid, sem abusar muito e dosando direito as horas de ultrapassar. No fim, um ótimo 4° lugar.

-A McLaren, apesar da vitória ainda não me convenceu exatamente se seu equipamento poderá realmente brigar pelo título, mas se depender da sua dupla de pilotos e de suas estratégias, pode chegar no fim do campeonato brigando forte. Button arriscou na hora certa e simplesmente ganhou a prova com isso. De fato, não é um campeão por acaso, como alguns dizem. Já Hamilton é brilhante, mas abusa demais em algumas ocasiões ainda. Porém, ele ainda é jovem, e deverá amadurecer durante os anos cada vez mais. Isso não só na pista, como também fora dela, com vimos esse fim de semana.

-A Mercedes ainda vem discreta dentro de suas limitações. Não é time pra brigar por vitórias ainda, mas nem de sombra perderá o posto de quarta equipe tão cedo. Apesar do resultado não ter sido louvável, um quinto lugar de Nico Rosberg deu uma alivida no fim de semana com o 5° posto, que não foi melhor por causa do envolvimento de Schumacher no acidente da primeira curva com Alonso. Aliás, Schumacher ainda anda meio travado. Seu carro não é de outro mundo, mas perdeu um tempo muito grande atrás de Alguersuari durante sua tentativa de recuperação de posições. Mesmo assim, fez 1 pontinho. Deverá melhorar bastante durante o ano ainda, tanto o Schumacher quanto o resto da equipe.

-A Renault era a minha aposta pro fim de semana, e o Kubica não decepcionou. Apostei na Renault, porque Melbourne permite que equipes medianas se destaquem e imaginei que choveria, pra embolar um pouco mais. 2° lugar ótimo para o polonês, mas ainda não acredito que a Renault poderá brigar constantemente por pódios, principalmente em corridas menos adversas. Mas toda glória tem seu lado ruim. Petrov não conseguiu ficar muito tempo na pista, e abandonou sem repetir a boa atuação no Bahrein.

-A Force India vem cada vez melhor. Dos últimos anos, é a equipe que mais evolui no grid. Se mantiver o ritmo, e Vijay Mallya conseguir manter a equipe, tem tudo pra brigar por vitórias e quem sabe pelo título daqui a alguns anos. Liuzzi não é brilhante, mas é mais consistente que Sutil. Correndo assim, conseguiu um bom 7° lugar. Sutil abandonou com problemas mecânicos. Surpresa gratíssima do campeonato.

-A Williams fez um bom fim de semana sobretudo com Rubens Barrichello. Largou numa ótima 8° posição e manteve essa posição ao fim da prova. Sendo assim, Rubens pontuou nas duas provas e vem mostrando muita regularidade até o momento. Ponto fraco mesmo parece ser o motor Cosworth. Não é um motor ruim, diga-se de passagem, mas é inferior aos rivais, e na reta fica difícil segurar a posição. Já Hulkemberg começou infeliz a temporada e não completou a prova devido a um forte acidente com Kobayashi.

-A Sauber decepciona até o momento. De La Rosa, que talvez era a parte mais contestada dessa equipe quando foi contratado, está fisicamente muito bem e pilotando competitivamente. O carro em si, nao é sombra do da pré-temporada. Equipe que chegou a liderar treinos, ainda viu o bico do carro de Kobayashi se desprendendo do carro e causando um acidente forte. Por sorte, nenhum problema muito grave. Ficou a plástica do acidente de recordação. Kobayashi aliás, parece pouco adaptado ao carro até o momento. Erra demais, e ainda não lembrou o piloto que fez boas corridas no fim da temporada passada. Bom é nunca esquecer de ressaltar que ele era acostumado a aquela Toyota, e agora pilota por uma equipe distante do Japão. A verdade é que ele é uma aposta, e um dos poucos japoneses na categoria que chamou a atenção de uma equipe de fora do Japão pelo seu bom desempenho.

-A STR é o picolé de chuchu do ano, sendo a equipe que até agora vem passando despercebida. Buemi abandonou a prova também envolvido no acidente com Kobayashi, e ficou de fora da prova bem cedo. Mas Alguersuari que no ano passado estava extremamente cru, esse ano parece já estar melhor. Deu trabalho pra nada menos que Michael Schumacher em uma parte da prova. Já é um progresso. A verdade é que com as novas equipes, a STR ao menos chega na mesmoa volta dos líderes. Talvez ainda evolua durante o ano.

-A Lotus ainda se limita a completar corridas. Kovalainen apareceu quando atrapalhou alguns outros pilotos durante a prova na hora de tomar volta, mas é o normal quando se tem 24 carros no grid, sendo alguns deles fracos. Trulli nem largou. Mesmo sendo bem fraca, ainda deixa muito pra trás as outras novatas.

-A Virgin sofre problemas sérios de confiabilidade. Além de ser um carro bem lento, ele quebra muito facilmente, deixando na mão Glock e Di Grassi no meio da corrida. Não há muito o que falar.

-A HRT fez muito mais do que o esperado durante o GP australiano. Apesar de Bruno Senna ter abandonado logo no começo novamente, devido a problemas hidráulicos, Karun Chandhok simsplemente surpreendeu a todos arrastando o carro na pista e completando a prova a 5 voltas dos líderes. Passeou na grama, tatarugou na pista, mas completou a prova e deixou feliz a equipe que pela primeira vez completou uma prova.

Cabe a nós prestarmos atenção nessa temporada. Depois dessa corrida, me animei novamente. Mas sempre lembrando, nossa única certeza até agora e de que os engenheiros dos pilotos, todos tem a mesma voz.