sábado, 16 de maio de 2009

Promessas que não vingaram - n°1

(Nova série! Vou falar nessa série de artigos sobre atletas, artistas, pilotos, ou qualquer outra pessoa que se esperava muito, mas que não vingou).

-----

Quem não se lembra do 'drible da foca', inventado pelo Kerlon, jogador revelado pelo Cruzeiro que se destacou em meados de 2005 no Sulamericano de Futebol, pela seleção sub-17?

Nascido em Ipatinga no ano de 1988, atuou no Cruzeiro a partir do ano de 2001, nas categorias de base do clube, e impressionava por sua habilidade, o que levou ele inclusive as seleções de base do Brasil.

Pois é, o garoto foi promovido ao time principal e atuou algumas vezes com a camisa azul do Cruzeiro, inclusive em jogos importantes, como jogos contra o maior rival de seu clube, o Atlético Mineiro.

Mas a grande verdade é que os adversários aceitavam o tal drible como provocação. Mas ele continuava promovendo a popularidade do drible, afinal não há na regra do futebol algo que impeça a execução do movimento.

Com certeza, o maior tranco de sua carreira.


Graças a algumas pancadas que sofreu, sobretudo do então atleticano Dyego Coelho (que possivelmente foi a cena mais marcante de sua carreira, quando tentou executar o drible e tomou uma pancada dura do lateral direito), acabou sofrendo lesões graves e trocou a evolução do seu futebol por seções de fisioterapia, para se recuperar fisicamente.

Grande promessa cruzeirense...

Depois desse ocorrido, pouco atuou pelo clube de Belo Horizonte, e foi cedido temporariamente para um clube italiano sediado em Verona, o Chievo.

Mas lá ele pouco joga, e nem sempre é relacionado entre os 18 permitidos na preeleção.

Hoje, com 21 anos, raramente aplica o tal drible, e dificilmente se nota a habilidade dele com os pés. Parece que com a cabeça ele realmente atuava melhor.

...hoje atuando com a camisa amarela do Chievo.

Mas acima de tudo isso, Kerlon é um jogador jovem que ainda tem muito a evoluir, e que apesar de não ter vingado como era esperado, talvez ele algum dia jogue o que todos esperavam dele nos tempos da seleção sub-17.

"O Kerlon tem de fazer isso quando está ganhando e perdendo, ou criará rivalidade."
~ Dunga, técnico e ex-capitão e volante da seleção brasileira de futebol.

"Torcedor paga ingresso para ver pancada por acaso?"
~ Paulo César Caju ex-ponta da seleção.