Uma ótima corrida num dia ensolarado de fim de verão, na Itália.
Monza, mesmo depois de muitos circuitos novos na F1, e depois de muitas mudanças de regulamento, ainda mostra ser um dos circuitos mais competitivos que a categoria já teve. E isto, sem mudanças bruscas no traçado, excetuando o trecho oval da década de 1950.
Largada limpa. Na variante, passou Hamilton em primeiro, mantendo a pole. Raikkonen com um Kers eficiente conseguiu tomar a segunda posição de Adrian Sutil. Barrichello largou muito bem e roubou a quarta posição de Kovalainen numa bela manobra.
Logo na primeira volta, no início do segundo setor, existe um toque de Kubica em Webber, o que saca o australiano aspirante ao título da prova. Toque este, que resulta numa bandeira preta e laranja para o polonês, com a asa dianteira avariada. Coisa que a muito tempo não víamos na F1.
Kovalainen, na parte inicial da prova, foi o bônus de todo mundo. Era chegar e passar, o que deixou o finlandês bem para trás.
As Force India estavam indo muito bem. Sutil manteve até a primeira parada a terceira posição, e Liuzzi vinha numa crescente na corrida, mesmo que pressionado por Alonso, até ter problemas no câmbio e parar.
Barrichello apostou numa estratégia útil para circuitos rápidos - A de uma parada só. E deu certo. Tanto Rubens quanto Button investiram nesta estratégia e levaram seus carros bem até o fim.
Com todas as paradas da prova, e Hamilton arriscando fazer duas paradas, só de Brawn até o fim. Barrichello levou tranquilamente seu carro para cruzar a linha de chegada em primeiro. Seu companheiro, Jenson Button, depois de algum tempo fez uma corrida convincente, e cruzou em segundo, ainda líder da competição. Hamilton seria o terceiro, mas fez questão de bater nas últimas curvas e ceder o complemento do pódio para Kimi Raikkonen da Ferrari, o que proporcionou um sorriso, mesmo que amarelo, para os tifosi.
O destaque negativo fica com Romain Grosjean, que tomou um banho de Alonso na prova. O positivo, fica para a estratégia da Brawn, praticamente campeã dos construtores, e a briga interna na pista entre Trulli e Glock, da Toyota.
Outra especulação agitou Monza neste , domingo - Antônio Pizzonia, antes Jungle Boy, agora Slash, pode estar anunciando sua volta a F1 depois de alguns anos, por meio da Equipe Virgin Manor, para 2010.
Confira a classificação final do GP da Itália de F1:
1 | R. Barrichello (BRA) | Brawn | 53 voltas em 1h16m21s706 |
2 | J. Button (ING) | Brawn | a 2s866 |
3 | K. Raikkonen (FIN) | Ferrari | a 30s664 |
4 | A. Sutil (ALE) | Force India | a 31s131 |
5 | F. Alonso (ESP) | Renault | a 59s182 |
6 | H. Kovalainen (FIN) | McLaren | a 1m00s693 |
7 | N. Heidfeld (ALE) | BMW Sauber | a 1m22s412 |
8 | S. Vettel (ALE) | RBR | a 1m25s427 |
9 | G. Fisichella (ITA) | Ferrari | a 1m26s856 |
10 | K. Nakajima (JAP) | Williams | a 2m00s000 |
11 | T. Glock (ALE) | Toyota | a 2m43s925 |
12 | L. Hamilton (ING) | McLaren | a 1 volta/acidente |
13 | S. Buemi (SUI) | STR | a 1 volta |
14 | J. Trulli (ITA) | Toyota | a 1 volta |
15 | R. Grosjean (FRA) | Renault | a 1 volta |
16 | N. Rosberg (ALE) | Williams | a 2 voltas |
17 | V. Liuzzi (ITA) | Force India | a 31 voltas/câmbio |
18 | J. Alguersuari (ESP) | STR | a 34 voltas/mecânico |
19 | R. Kubica (POL) | BMW Sauber | a 38 voltas/abandono |
20 | M. Webber (AUS) | RBR | a 53 voltas/acidente |
Confira os oito primeiros do mundial de pilotos:
- 1 J. Button (ING) 80 pts
- 2 R. Barrichello (BRA) 66 pts
- 3 S. Vettel (ALE) 54 pts
- 4 M. Webber (AUS) 51.5 pts
- 5 K. Raikkonen (FIN) 40 pts
- 6 N. Rosberg (ALE) 30.5 pts
- 7 L. Hamilton (ING) 27 pts
- 8 J. Trulli (ITA) 22.5 pts
- 1 Brawn 146 pts
- 2 RBR 105.5 pts
- 3 Ferrari 62 pts
- 4 McLaren 47 pts
- 5 Toyota 38.5 pts
- 6 Williams 30.5 pts
- 7 Renault 20 pts
- 8 BMW Sauber 20 pts