terça-feira, 22 de setembro de 2009

Naturalização de jogadores

"Naturalização é um ato pelo qual uma pessoa voluntariamente adquire uma nacionalidade que não é sua próprio pelo simples fato do nascimento. A naturalização é quase sempre associada com pessoas que imigraram, estabelecendo-se em países diferentes do que nasceram, optando por adquirir a nacionalidade do país que as acolheu, cumprindo uma série de requisitos, que varia de acordo com as legislações nacionais."

No futebol, a naturalização é muito comum, principalmente quando os jogadores não tem chances de atuar pela seleção de seu país, e se dão muito bem em outros paises.

Exemplo disso, temos vários brasileiros naturalizados português, entre eles, os mais famosos: Deco, Pepe e Liédson, que se naturalizou recentemente e até fez gol pela seleção portuguesa para tentar salvar a própria da eliminação da Copa 2010. Liédson atua desde a temporada 04/05 no Sporting Lisboa, sendo o melhor atacante da temporada, o segundo melhor da temporada seguinte, e voltando a ser o melhor em 06/07.

Ainda em Portugal, o maior ídolo da história, Eusébio, nasceu em Moçambique, e o meia Nani, do Manchester United, nasceu em Cabo Verde.

Chegando na França, a grande maioria dos jogadores não são franceses de nascimento: Boumsong é camaronês, Makelele, do Congo, Sagna, Evra e Vieira, são do Senegal, Silvestre, Thuram e Gallas, são de Guadalupe, Abidal é natural da Ilha Martinica.

Na Espanha, existe o 'brasileiro' Marcos Senna, que atua desde 2002 no Villarreal CF, e atuou pela seleção da Espanha na Copa do Mundo 2006 e Eurocopa 2008, sendo um dos destaques espanhóis.



Outros brasileiros espalhados pelo Mundo: Eduardo da Silva (foto) , atua pela Croácia, joga no Arsenal da Inglaterra, o desconhecido Francileudo Santos, pela Tunísia e mais:
André Neles- Guiné Equatorial; Cacau e Kevin Kuranyi- Alemanha; Roger Guerreiro - Polônia; Araújo - Catar; e o aposentado Alex Santos - Japão.