Gunnar Nilsson é o típico piloto reserva da Fórmula 1 romântica. Aquele que ninguém dava valor antes de uma corrida de verdade. E essa corrida de verdade só aconteceu por causa de um desentendimento entre duas lendas da F1: Ronnie Peterson e Colin Chapman.
Depois da discussão logo após a primeira etapa do campeonato de F1 de 1976, realizada no Fascinante Interlagos, ainda com o Anel Externo sendo utilizado, lá estava ele em Kyalami, entrando no Cockpit da Lotus-Cosworth, que antes fora usado por seu compatriota, e fazendo uma corrida discreta, concretiza sua estréia na F1.
Na sua segunda corrida da carreira, e terceira do ano, Gunnar aproveita toda a qualidade dos bólidos Britânicos e conquista seu primeiro pódio: um terceiro lugar no GP de Jarama, na Espanha. Além desse pódio em Jarama, Gunnar conquistou mais um terceiro lugar no ano de 1976, desta vez, no GP austríaco de Österreichring. Terminada a temporada de 1976, Nilsson é convidado a manter-se na equipe por mais um ano por Colin. Oportunidade bem aceita pelo piloto.
Começando 1977, e Nilsson repetindo a função de escudeiro de Mario Andretti, obtém sua primeira (e também única) vitória na carreira. Ela aconteceu em Zolder, na Bélgica, debaixo de muita chuva. No mesmo ano de 1977, Gunnar conquista mais um pódio (o qual seria o último de sua carreira) no GP de Silverstone.
Gunnar Nilsson era sempre homenageado por seus amigos nas corridas de F1. Perdeu seu cabelo fazendo Quimioterapia e Radioterapia. Estava cada vez mais debilitado.
John Watson, Jody Schekter, Emerson Fittipaldi, Niki Lauda, James Hunt, um mêcanico, e atrás, já sem cabelos, pela radioterapia, Gunnar Nilsson, que viria a falecer 8 dias depois. (Mod. em 18/10/09)
Vale ressaltar que sua mulher, um ano depois de sua Morte fundou a Gunnar Nilsson Cancer Foundation, que consiste em tratar pessoas com câncer.