terça-feira, 6 de outubro de 2009

Fatos sobre o Fiat Uno

Fatos sobre o carro mais vendido, mais enferrujado, e mais acessível a baixa renda do Brasil:

Fiat Uno Mille Fun by boleráji

- Ótimo para quem ficou sem dinheiro nos 8 anos do Governo FHC e depois votou no LULA.

- O carro mais escolhido pelos idosos que migram do fusca e brasília, não precisa dar entrada

- Antigamente esse carro tinha um pró: custava 10.000 reais. Antes da inflaçao subir. Hoje em dia, seu único atributo não existe mais pois custa R$ 23.000. Misteriosamente, a inflação brasileira de aproximadamente 523% ao ano atacou esse automóvel excepcional.

- Contras: esse potente carro nao é capaz de subir lombas com inclinação superior a 5,36°.

- O veiculo ja sai de fabrica com o feixe de molas traseiro rangendo, o escapamento tem um som bizarro parecido com: nhééééégrrrr.

- Após 2 meses de uso, as setas do Uno Mille perdem a sua coloração amarelada, ficando branca, e as traseiras vermelhas ficam rosas.

- Após 3 meses de uso, as setas do Uno Mille queimam a lâmpada.

- Após 3 meses e um dia de uso, os faróis de freio e noturnos traseiros queimam, dando a entender que a pessoa que está dirigindo o carro não ligou seus faróis.

- Após 4 meses de uso, o carro vira um transmissor de tétano ambulante, principalmente pra quem mora em cidades litoraneas.

- Após 6 meses de uso, o limpador traseiro do parabrisa costuma cair e passar a tirar a água da placa do carro e não do vidro.

- É possível também, como ocorre em 98% dos casos, que o comprador do Uno Mille jamais ligue seus faróis, talvez porque tenha medo de acabar com a bateria em um só golpe, ou porque isso acabaria com a tão pouca vida útil do carro, ou devido sua extrema preocupação em fazer com que os outros batam em sua máquina.

- O interior do carro fede.

Repare nas linhas jovens e leves do carrão

- Tem portas com forro de eucatex (mistura de madeira e papelão) revestido de tecido as vezes de courvin (plastico)

- Os vidros elétricos (se disponível) costumam ficar arranhados com o sobe e desce e as borrachas dos vidros, além de machucar o braço ao apoiar ali, ainda arranham o vidro e permitem que a água entre no interior do carro fazendo o Uno ter cheiro de mofo e mais ferrugem no chasi.

- O motor fiasa costuma ferver a água com facilidade em dias de calor nas estradas engarrafadas.

- Para puxar o freio de mão super silencioso é preciso usar as duas mãos e dar um puxão seco. Após frear engate a primeira marcha porque se nao ele desce a lomba.

- O estepe, que fica dentro do motor já vem todo rachado devido ao dilatameno da borracha causado pelo calor do motor.

- Possui um boneco playmobyl indicando o uso do cinto de segurança, disponível apenas no painel dos modelos smart/fire e EX, nos demais vinha um termometro pra mostrar que a água já tava fervendo.

- A expessura da chapa também é reduzida para baixar o custo, consequentemente ela pode afundar se algum inseto pousar na lataria.

- No modelo de duas portas não há maçaneta com puchador, apenas um trinco de levantar e que tende a cair e arranhar a pintura do carro dando origem a mais ferrugem.

- Geralmente não possui interruptor na porta para acender automaticamente a luz do teto, obrigando você a acender com a mão e apagar com a mão.

- Nos modelos anteriores a 1994 a buzina é acionada por meio de um botão na alavanca do pisca. Esse botão emperra se você forçar acaba quebrando a alavanca.

- A pior série foi a de 1991, com motor 1.0 de 47 cavalos 4 marchas não sicncronizadas, sem servo freio, carburador de corpo simples e não tinha saídas de ar no painel. Essas saídas de ar eram fechadas com uma tampa. Vento? Só o da janela ou forçado pelo potente motor elétrico de 2 velocidades.