terça-feira, 17 de novembro de 2009

Estudo mostra o quanto de nossa personalidade é transmitida pelas fotos das redes sociais

(http://twitter.com/thedustofdan <<< follow!)

Alguém que esteja completamente inserido no mundo digital tem fotos no Orkut, Facebook, Twitter, Flicker e em quantas outras redes sociais ele tenha tempo – e paciência – para participar. Pesquisas demonstram cada vez mais a importância da primeira impressão e que ela é muito difícil de ser desfeita, principalmente se for desfavorável. Nesse contexto, é importante sabermos o quanto nossa aparência pode ser transmitida através de nossa aparência.

É justamente a isso que se propõe uma pesquisa liderada por Laura Naumann, da Sonoma State University, que vai ser publicada em dezembro no Personality and Social Psychology Bulletin. Ela se propôs a estudar como as fotos transmitem nossa personalidade, e como podemos usar esse conhecimento em nosso proveito, para conseguir um emprego ou um parceiro romântico por exemplo.

No estudo, doze voluntários foram chamados para analisar as fotos de 123 estudantes que eles nunca haviam visto antes. Seis dos observadores analisaram fotos posadas e outros seis fotos espontâneas. Em cada uma delas, os participantes avaliaram os fotografados em dez itens de personalidade: extroversão, afabilidade, consciência, estabilidade emocional, abertura a novas experiências, atração/simpatia, auto-estima, solidão, religiosidade e opção política.

O resultado foi comparado com avaliações de personalidade feitas pela própria pessoa e três amigos próximos. Nas fotos posadas, as únicas características que bateram foram a extroversão e auto-estima. Já nas espontâneas, os voluntários acertaram nove dos dez itens de personalidade, só errando na opção política. O resultado óbvio é que, se quisermos passar nossa real personalidade, devemos ser naturais nas fotos, apenas nós mesmo.

Mas a pesquisa também pode ensinar a manipular as fotos em nosso proveito. Se você quiser parecer extrovertido, sorria, faça uma pose energética e pouco tensa, e se vista para parecer saudável e arrumado. Já para aqueles que querem parecer abertos a novas experiências, o melhor é se vestir de um estilo diferente, não necessariamente arrumado.