segunda-feira, 26 de julho de 2010

Beleza, mano?

(http://twitter.com/thedustofdan <<< Follow!)


Saiu a primeira convocação do novíssimo técnico da seleção brasileira, Mano Menezes. O técnico que tem por missão montar um elenco renovado e que jogue um futebol cativante, para que o país volte a sentir prazer em ver uma partida dos convocados, visando já a Copa de 2014, chamou várias caras novas, que particularmente, me agradam.

Vamos à lista e a minha análise sobre cada jogador:

Goleiros:

Victor (Grêmio)
Jefferson (Botafogo)
Renan (Avaí)

Victor possivelmente será o titular de Mano Menezes. Apesar do goleiro ter chegado no Grêmio após a saída de Mano e com isso, não ter trabalhado com ele no clube, mostrou de longe mesmo o potencial que tem. Por pouco não foi a Copa de 2010, e hoje talvez seja o melhor goleiro em atividade no Brasil. Jefferson sumiu durante uns anos no futebol Turco, mas voltou ao Brasil pelo mesmo Botafogo que tinha se destacado antes. Dá segurança a zaga e mostra reflexo. Mais do do hall botafoguense de jogadores na seleção. Já Renan é uma aposta corajosa, e pra mim, genial. Com apenas 19 anos, fez a torcida do Avaí esquecer Eduardo Martini e vem jogando muito pelo time da Ressacada. Futuro goleiraço.

Em suma, pra mim, três bons nomes. Talvez minha única mudança fosse o goleiro Fábio do Cruzeiro no lugar de Jefferson, mas também gosto do goleiro do Botafogo.

Laterais:

Rafael (Man Utd)
Dani Alves (Barcelona)
Marcelo (Real Madrid)
André Santos (Fenerbahçe)

O Brasil parece estar numa crescente na posição de lateral direito. Além de Maicon, que ficou de fora, o Brasil ainda conta com nomes no futebol brasileiro como Léo Moura, Vitor, Alessandro e outros tantos na Europa. Mano convoca o quase incontestável Daniel Alves e a revelação do Flu e jovem promessa do Manchester, Rafael. Já pelo lado esquerdo, dois bons nomes, mas que ainda não brilharam na seleção. Marcelo e André Santos, mesmo assim, talvez sejam os nomes mais adequados.

Na minha opinião, sobram jogadores com qualidade para a lateral direita ao redor do mundo, mas faltam para a esquerda. André Santos e Marcelo ainda estão muito longe do que foi Roberto Carlos, por exemplo. Ainda assim, boto fé neles. E fica meu desejo de boa sorte para Rafael. Não sente o peso da camisa do Manchester quando entra em campo, e creio eu, tem tudo pra dar certo na seleção. Mas ainda é jovem demais, e necessita da paciência de todos.

Zagueiros:

David Luiz (Benfica)
Henrique (Racing Santander)
Réver (Atlético-MG)
Thiago Silva (Milan)

Ainda falta a confiança dos torcedores por conta dos quatro zagueiros convocados, mas creio eu, todos eles estão com condições de serem convocados. David Luiz é o líder da defesa dos encarnados em Portugal, e já a algum tempo vem melhor que Luisão, aquele da Copa. Henrique sumiu um pouco desde que saiu do Palmeiras em 2008, mas tem potencial de sobra. Réver saiu do Grêmio e fez uma falta absurda ao tricolor gaúcho. Voltou para o Brasil, e agora terá a chance de jogar pela seleção. Já Thiago Silva deve ser o que menos sentirá a pressão e deverá ser o novo xerifão da zaga brasileira.

Só senti falta de nomes como Chicão, na seleção. Pra mim o defesa do Corinthians, mesmo não sendo top no jogo aéreo, é extremamente raçudo e combatível no mano a mano, e é um excelente jogador em bolas paradas. Creio eu que se ele jogasse ao lado de Thiago Silva, a zaga seria excelente.

Volantes:

Hernanes (São Paulo)
Sandro (Inter)
Lucas (Liverpool)
Jucilei (Corinthians)
Ramires (Benfica)

Dois volantes marcadores, dois volantes 'modernos', e um volante-lateral pau pra toda obra. Lucas pra mim é sinônimo de renovação. Peço ele na seleção desde que era do Grêmio. Hernanes não vem numa ótima fase, mas é craque. Ramires talvez seja um dos poucos louváveis da Copa de 2010. E Jucilei, vem meio como homem de confiança de Mano Menezes. Gostei dos nomes, mas na minha opinião, poderia ir Elias no lugar de Jucilei, e Pierre no lugar de Sandro.

Meias:

Ganso (Santos)
Carlos Eduardo (Hoffenheim)
Ederson (Lyon)

Pra mim, nenhum unânime. Ganso e Carlos Eduardo são muito jovens, e Ederson fez uma temporada boa pelo Lyon, e nada mais do que isso. Porém, creio eu que estou sendo um pouco chato, e pelo projeto estipulado de renovação, são realmente os melhores nomes para a posição.

Atacantes:

Robinho (Santos)
Neymar (Santos)
André (Santos)
Diego Tardelli (Atlético-MG)
Alexandre Pato (Milan)

Ataque leve, rápido e oportunista. Pelas peças que mano convocou, é quase certeza que montará um ataque com três atacantes. Porém acho que ele pecou em não convocar o Dentinho no lugar do Pato. Pra mim o Pato não apresentou o necessário para a seleção brasileira nos últimos tempos, diferente do Dentinho que pode decidir partidas com sua vontade dentro de campo. Além do que, não boto ainda muita fé no Neymar. Jogadores como ele são historicamente invisíveis em alguns jogos. Dentinho não é genial como Neymar, mas nunca sentiu o peso de uma partida. Pra mim faltou só ele.

Em suma, adorei a seleção. Como eu disse, faltaram algumas peças que pra mim seriam mais úteis, mas o técnico é o Mano, não eu. Lembrando que essa seleção ainda não pode ser considerada defitiva, e tenho certeza que nosso novo técnico fará as melhores mudanças possíveis com o time.

Por fim, creio que muitas novidades surgirão com o decorrer no tempo, e imagino que o Mano monte um time ofensivo, com um futebol objetivo e leve, como deve ser o futebol da seleção brasileira.

Boa sorte, Mano!