sexta-feira, 2 de julho de 2010

FF1 (Female Formula 1)

Como muitos esportes, a F1 também sente a falta de uma atenção maior às mulheres. Aliás, não só a F1, como qualquer outra categoria automobilistica, que não separa os competidores entre mulheres e homens. Não que hoje não existam representantes do sexo feminino, mas a predominância ainda é quase no seu total de homens.

Apesar de o mundo cada vez mais dar liberdade a mulher como um todo, a maior categoria automobilistica do globo ainda sente falta de representantes, digamos, mais agradavéis aos olhos dos espectadores masculinos... E numa época em que o mundo em geral ainda era muito preconceituoso com mulheres no meio de 'coisas para homem', existiram essas valentes pessoas que representaram o dito sexo frágil no maior evento automobilismo do mundo.

A pioneira foi Maria Teresa de Fillipis, italiana, que correu entre 1958 e 1959 por Porsche e Maserati. Conquistou em sua passagem pela F1 como melhor resultado um décimo lugar. Parou e teve uma filha em 1960, entrou para o ilustre International Club of Former F1 Grand Prix Drivers (Clube Internacional de Ex-Pilotos de Fórmula 1) e hoje mora na Itália, possui netos, além de presidir o clube da Maserati. E tudo isso começou com uma aposta com seus irmãos, que duvidavam dela...

Fillipis. Pouco corajosa?

Muito próximas cronologicamente falando, Divina Galica e Lella Lombardi foram as mulheres seguintes a participar de GP's de F1. Galica tentou a classificação para três corridas, uma em 1976 e outras duas em 1978, pelas equipes Surtees e Hesketh, mas não obteve sucesso, já que sua especialidade era mesmo o esqui alpino, onde chegou a disputar as Olimpíadas pela Grã-Bretanha como capitã de sua equipe.

Galica. Melhor no esqui.

Já Lella foi mais adiante. Lombardi fez doze corridas entre 1974 e 1976, chegando inclusive a ser a única mulher da história a pontuar na categoria máxima do automobilismo. Conseguiu meio ponto no GP de Montjuic na Espanha. Seria um ponto inteirinho se a corrida não tivesse sido interrompida antes do final, por falta de segurança. Na época que só os 6 primeiros pontuavam, ela conseguiu o feito de chegar na sexta posição. Lella morreu em 1992, vítima de câncer aos 51 anos.

Lella Lombardi, vestida a caráter.

Um pouco depois, Desiré Wilson deu as caras. A sul-africana tentou uma única vez num carro extra da Williams para o GP da Inglaterra de 1980, mas sequer se classificou e não largou. Talvez por isso seja a representante menos lembrada por alguns.

Desiré Wilson: Uma vez e só.

E por último (Literalmente), a italiana Giovanna Amati teve a oportunidade de andar na Fórmula 1, e não num carro qualquer: Simplesmente na Brabham. Mas a Brabham em 1992 já não tinha dinheiro e carros bons para seus pilotos. Aliado a uma não muito habilidosa condutora, a Brabham viu-se na obrigação de dispensar sua empregada ao fim de três fins-de-semana onde a piloto sequer conseguiu botar o carro na grelha para a largada. Antes disso ainda tinha feito testes esporádicos pela Benetton. Destacando-se por sua beleza, Amati foi envolvida em boatos de romances com Niki Lauda e o nada bobo Flávio Briatore. Hoje vive como uma socialite, já que a moça tem berço: É nascida numa família rica e já foi até sequestrada em sua infância, por conta do dinheiro.

Amati à bordo da Brabham.

Hoje, depois de 18 anos sem mulheres inscritas em nenhuma prova oficial, a F1 convive diariamente com especulações de novos rostos feminimos surgirem na categoria. Sarah Fischer já chegou a testar um F1, mas foi algo sem muita importância. Outros nomes como o de Danica Patrick (Que procura dizer que não curte F1) e Natacha Gachnang (Prima de Sebastian Buemi) são ouvidos, mas nada de concreto. Quem sabe rola algo um dia.