segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Para amantes da Kombi

(http://twitter.com/thedustofdan <<< follow!)


A Wolkswagen sempre teve a fama de fazer carros populares, e até hoje mantém a linhagem de carros populares a venda, apesar de já ter caído na tentação de produzir grandes carros a preços altos para concorrer também com outras grandes indústrias automobilísticas principalmente espalhadas pela Europa, América do Norte e Ásia. Mas isso não impede a montadora de ter uma história vasta na Alemanha, seu país de origem, no Brasil, onde a marca se difundiu muito por seus bons carros, e pelo restante do mundo. Carros como o Fusca, a Variant, e até os feinhos Passat, VW 1600 e o TL fazem até hoje a cabeça de amantes de carros pelo mundo. E a Kombi não fica fora dessa história. Um veículo que surgiu depois de fatos lamentáveis até hoje roda pelo mundo. No final dos anos 40, na Europa, casas, estradas e cidades inteiras foram destruídas pela guerra. E com tanto tijolo, areia e cimento precisando ser transportados, várias pessoas tentaram bolar um veículo de carga leve e versátil. Um holandês a serviço da Volkswagen chegou lá e, num rascunho em sua agenda, concebeu a Kombi, o mais longevo carro ainda em produção. No Brasil, ela é montada desde 1957.

1947 >>>
O importador holandês Ben Pon, que trabalhava para a Volkswagen alemã, rascunha o modelo da Kombi em sua agenda
;

1950 >>>
Começa a ser produzida na Alemanha, com o nome de Kombinationfahrzeug, do alemão "veículo combinado", ou "multiuso";

1953 >>> A VW se instala no Brasil, em um armazém no bairro paulistano do Ipiranga;

1957 >>> A fábrica da Volks, em São Bernardo do Campo (SP), ainda estava em construção, mas a Kombi já era produzida em galpões provisórios, o que faz dela o primeiro carro feito no Brasil. Foi usada na construção de Brasília;

1969 >>>
A Kombi carregou o movimento hippie. O modo de vida nômade e em comunidade era facilitado pelo veículo, visto em praças, campings e festivais, inclusive no de Woodstock;

1975 >>> Um modelo adaptado para ambulância é feito para comemorar a marca dos 3 milhões de unidades produzidas no mundo;

1979 >>> É um problema caracterizar a Kombi. Van? Station wagon? Para os americanos é vanagon. No Brasil, monovolume;

1985 >>> Modelo ganha cinto de segurança de três pontos e encosto para a cabeça nos bancos dianteiros;

1997 >>> Seguindo tendência mundial, o carro ganha porta corrediça e surge a versão Carat, mais luxuosa, com capacidade para sete pessoas;

1998 >>> É lançada a primeira versão da Kombi Ecológica, protótipo que foi evoluindo e hoje se chama Solar Power;

2005 >>> O modelo 1.4 Flex passa a ser comercializado. Já foram vendidas cerca de 90 mil unidades dele;

2006 >>> Vira personagem do filme Pequena Miss Sunshine. Em uma Kombi, família viaja do Novo México à Califórnia;

2007 >>> Em seu cinquentenário no Brasil, a Kombi atinge a marca de 1.383.557 unidades produzidas e de 1.290.502 vendidas;

2009 >>> Às vésperas de celebrar 60 anos, segue em produção - só no Brasil - e é imbatível quando o assunto é "a tonelada transportada mais barata do mercado".

E não duvide se a cronologia do carro crescer mais vários e vários anos. Um verdadeiro carro multi-uso.